Cidades Verdes na Ficção: Imaginando a Sustentabilidade em Tempos de Crise Ambiental

Introdução

As Cidades Verdes são frequentemente exploradas como um reflexo das preocupações ambientais do mundo real na ficção. 

Talvez você não saiba sua definição ou ao ouvir sobre o tema pense apenas que se trata de algum tema qualquer.

Te direi que as cidades verdes aparecerão cada vez mais em obras e te explicarei o porque a ficção tem se mostrado um terreno fértil para explorar essa questão.

Começarei com a sua definição, então pegue o bloco de notas.

Cidades verdes: definição

Cidades verdes são espaços urbanos que juntam o respeito ao meio ambiente com a arquitetura e tecnologia necessária para o desenvolvimento humano. Elas também buscam ter eficiência no gasto de recursos como energia e mobilidade.

Dentro da realidade, o que se pode encontrar dentro de uma cidade não é uma mudança radical para transformá-la completamente em uma cidade verde, mas ações mais concentradas em áreas verdes.

As áreas verdes são espaços ao ar livre que possuem vegetação natural, como parques, praças, reservas florestais, poliesportivos, etc.

São importantes para a qualidade ambiental das cidades porque assumem um papel de equilíbrio entre o meio ambiente e um espaço modificado para o assentamento urbano. (Lima, 2006)

Fonte: Pexels, 2023.

À medida que questões como mudanças climáticas e crises de recursos se tornam mais urgentes, escritores utilizam a ficção para imaginar cenários alternativos para tragédias ambientais. 

Essas narrativas que encaixam cidades verdes na trama em sua maioria são utopias, que oferecem soluções inovadoras, e distopias, que alertam sobre as consequências da negligência à sustentabilidade.

Por meio da criação de mundos fictícios, os autores e autoras podem questionar, explorar inovações tecnológicas e destacar as relações sociais envolvidas na construção de cidades mais verdes. 

Os cenários dentro dessas obras incentivam novas reflexões acerca de transformar cidades reais em espaços mais sustentáveis.

A literatura será uma ponte entre ideias fantasiosas com o possível, para que se haja crítica à forma que o planeta pode estar sendo tratado.

Cidades verdes na ficção científica

Fantasia, isekais, investigação policial, diversos gêneros literários podem abordar cidades verdes como tema, mas onde elas aparecerão com frequência será na ficção científica.

O sci-fi terá um papel importante para explorar esse tema, pois é nele que aparecerá como os avanços científicos podem criar ambientes urbanos sustentáveis.

Um exemplo com o uso de cidades verdes na trama é em Oryx e Crake.

É uma distopia pesada por lidar com temas sensíveis, porém mesmo assim consegue apresentar reflexões sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental das ações humanas. 

Fonte: Amazon, 2024.

Nessa história de Margaret Atwood, o avanço biotecnológico é central para a criação de cidades verdes, mas a manipulação genética e a exploração irresponsável da natureza geram um cenário pós-apocalíptico. O personagem principal, Snowman, vive em um mundo lascado por causa de biotecnologias que dizimaram a civilização. 

Ao mesmo tempo, ele convive com organismos que em teoria podem restaurar o equilíbrio ecológico. O ponto central dessa obra é mostrar ao leitor o quão sujo o ser humano pode ser com ele mesmo e a natureza, então recomendaria ler com cuidado. 

Oryx e Crake reflete sobre a linha tênue entre o progresso sustentável e os perigos da manipulação tecnológica da natureza, ilustrando como a busca por cidades verdes pode acabar com tudo se não tiver uma ética bem estabelecida.

Outra obra que traz o conceito de cidade verde em forma de distopia é The Windup Girl.

Fonte: Amazon, 2024.

Embora o livro retrate um mundo de escassez de recursos e pelo aquecimento global, ele também explora os limites da sustentabilidade. 

Em um cenário onde a biotecnologia é usada para criar novas formas de vida, as cidades são densas, sobrecarregadas e corrompidas por interesses corporativos. Dentro disso, há uma busca por soluções ecológicas, como a manipulação genética de plantas e seres humanos, porém com custo e risco elevado por causa da busca de uma cura tecnológica para a natureza. 

Esses exemplos mostram a variedade das formas que a literatura explora as cidades verdes. As obras literárias podem mostrar não só modelos de equilíbrio entre sociedade e natureza, mas também os possíveis perigos do controle excessivo sobre o ambiente. 

Ao analisar a representação de cidades verdes na literatura, também é possível identificar elementos comuns que refletem as preocupações ambientais e sociais.

A seguir, será explorado temas recorrentes das cidades verdes dentro da ficção.

Harmonia x Conflito com a Natureza

Tanto em Oryx e Crake, quanto em The Windup Girl, a busca pelo controle sobre a natureza resulta em um mundo nada agradável por causa da falta de ética

A harmonia com a natureza também pode aparecer como uma forma de descrever os personagens de uma raça. 

Por exemplo: elfos podem morrer se uma parte de uma floresta morrer e essa necessidade de manter a natureza viva pode refletir diretamente na forma que eles agem.

Tecnologia ligada às cidades verdes

A ciência no começo é vista como uma ferramenta para o bem, mas, quando é manipulada para fins corporativos e pessoais, ela pode ser a destruição da natureza. 

Em contraste, pode ser também uma forma de trazer o equilíbrio de uma cidade urbana com o meio ambiente se usada de forma consciente.

Desafios Sociais, Econômicos e Políticos

Haverá uma exploração de questões relacionadas à desigualdade social, ética científica e exploração corporativa.

Também haverá obras que abordarão um mundo positivo, então pode acontecer das cidades verdes serem uma oportunidade para pessoas pensarem em um ambiente que deixe elas passearem, praticarem esportes e se socializarem junto à natureza.

Conclusão

Se está buscando uma forma de ver uma alternativa para a sua cidade ser mais harmônica com a natureza, as cidades verdes podem ser uma opção.

Para se ter ideias, obras de ficção são perfeitas para você explorar ideias que podem funcionar na realidade. Ao imaginar futuros possíveis, a ficção nos permite experimentar soluções inovadoras e confrontar os desafios à criação de cidades sustentáveis. 

Em Oryx e Crake, soluções biotecnológicas para problemas ambientais resultam em consequências catastróficas, evidenciando o delicado equilíbrio entre intervenção humana e preservação natural.

Já em The Windup Girl, a manipulação genética e o controle de recursos naturais refletem as tensões éticas em um mundo onde a tecnologia é tanto uma promessa quanto uma ameaça.

A literatura é um espaço vital para a inspiração. Dessa forma, é capaz de incentivar cada leitor ou leitora a perseguir um futuro onde a coexistência harmônica entre a natureza e o ambiente urbano possa existir.

Referências

ARAUJO, Eloisa Carvalho de; RIBEIRO, Natália Fernandes. CIDADES VERDES: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE RIOS URBANOS E CORREDORES VERDES. [S. l.]: ANAP, 2015. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/reader/c61b7fc4d39684e05c36343aa2a5abeeff7d8a0c. Acesso em: 3 jan. 2025.

ATWOOD, Margaret. Oryx e Crake. [S. l.]: Rocco, 2018. 352 p. v. 1. ISBN 853253113X. Disponível em: https://www.amazon.com/Oryx-Crake-Em-Portugues-Brasil/dp/853253113X. Acesso em: 5 nov. 2024.

BACIGALUPI, Paolo. The Windup Girl. [S. l.]: Night Shade Books, 2015. 480 p. ISBN 1597808210. Disponível em: https://a.co/d/5Iw7tOI. Acesso em: 8 set. 2024.

ECYCLE, Equipe. Cidades verdes: o que são e quais suas estratégias. [S. l.]: Ecycle, 2023. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/cidades-verdes/. Acesso em: 3 jan. 2025.

FEDERAL, Governo. Cidades Verdes Resilientes. [S. l.]: Governo Federal, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/qualidade-ambiental-e-meio-ambiente-urbano/cidades-verdes-resilientes. Acesso em: 3 jan. 2025.

LIMA, Valéria; AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade. A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES PARA A QUALIDADE AMBIENTAL DAS CIDADES. [S. l.]: Unesp, 2006. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/835/849. Acesso em: 3 jan. 2025.

SANTANA, Yzaura. Inovações sustentáveis para um futuro mais limpo: conheça as cidades verdes. [S. l.]: Istoe, 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/istoegeral/2024/12/13/o-que-define-uma-cidade-verde/. Acesso em: 3 jan. 2025.

Saiba de novidades

Copyright© Excamosh.com®. Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress